segunda-feira, 23 de maio de 2011

NOTA CONTRA O SISTEMA DE CATRACAS NA UNIVERSIDADE


NOTA CONTRA O SISTEMA DE CATRACAS NA UNIVERSIDADE

O Centro Acadêmico João Mendes Júnior, órgão máximo de representação dos estudantes da Faculdade de Direito da Universidade Mackenzie vem, por meio de seu Diretor Geral e demais membros, expor seus argumentos contra o sistema de catracas na Universidade:

1. No último domingo, 22 de maio de 2011, o Jornal “O Estado de São Paulo” publicou matéria sobre catracas nas Universidades com o seguinte título “Adoção de catracas nas entradas é polêmica”.

2. Segundo o texto, a Universidade Mackenzie adotará até o final deste ano um sistema de catracas para aumentar a segurança do campus. De acordo com a Universidade, 87% dos colaboradores e 69% dos alunos são favoráveis à adoção de catracas.

3. Inicialmente, é necessário esclarecer que a pesquisa indicada na reportagem não aconteceu de forma aberta e atingiu um número extremamente limitado de alunos. Da mesma forma, a pergunta que encabeçava o questionário era vaga, porque apenas questionava os alunos se acreditavam que as catracas trariam maior segurança ao campus.

4. É importante lembrar que a instalação de catracas é um passo que interfere não só na segurança do campus, mas também em toda a vida universitária e na função que uma Universidade exerce na sociedade.

5. É importante lembrar também que atitudes como essas não podem ser tomadas apenas com base em uma pesquisa, mas sim com uma discussão ampla e aberta entre todos os alunos, funcionários e direção, o que, de fato, não aconteceu. Mais constrangedor ainda é saber sobre uma mudança em nossa Universidade pelo jornal e não internamente.

6. O Centro Acadêmico de Direito expressa seu total descontentamento com a Direção da Universidade pela incapacidade de chamar o corpo discente para discutir assuntos como esse.
  
7. Talvez, falte ao nosso Reitor entender o que significa debate aberto com os estudantes e com todos os acadêmicos. Não estamos falando de nada anarquista ou revolucionário, estamos falando em compreender que a Universidade é feita pelos alunos e que qualquer mudança significativa dentro do campus deve ter sua participação direta.

8. Acreditar que tudo pode ser feito sem consultar os alunos é um erro. Aprendam a dialogar, por favor.

9. Se instalar catracas nos portões da Universidade sempre foi uma questão debatida dentro do Mackenzie, nunca se pensou em chamar os alunos para discutir isso abertamente e elevar o discurso para algo maior do que “mais ou menos segurança”.

10. O Mackenzie é sim uma instituição privada, mas não vamos esquecer que os Fundadores dessa Instituição criam essa escola com princípios voltados à educação e à integração da sociedade. As salas do Prédio 1 foram ocupadas por descendentes de escravos e filhos de grandes fazendeiros, andaram por nosso campus sem discriminação e ajudaram a construir uma Universidade que fosse feita não de dentro para fora, mas de fora para dentro. Limitar a entrada de pessoas sem credenciamento seria diminuir drasticamente o papel da Universidade como transformadora social.

11. O Centro Acadêmico respeita aqueles que acreditam nas catracas, mas eles estão acabando com a possibilidade de nossos amigos e familiares circularem livremente pelo campus e de nossos veteranos ainda visitarem a Universidade para continuar seus estudos.

12. Nós queremos após nos formarmos voltar a Universidade, rever nossos professores, visitar nossa Biblioteca sem, para isso, ter que pedir autorização ou ser barrado por catracas.

13. Se junta a esses argumentos o fato de que se já há transtornos na entrada e saída dos alunos pelo campus devido ao grande número de estudantes, isso só aumentaria com obrigatoriedade de passar por uma barreira.

14. Acreditamos que nossa sociedade vive um processo de “condominização” em que há uma forte idéia de que o isolamento do mundo por muros, grades e catracas gera um ambiente isento de qualquer problema. Nós não queremos nos tornar uma Uni, como tantas outras por ai.

15. Se hoje discutimos tanto a comercialização do ensino universitário brasileiro, colocar catracas restringirá a instituição só para os portadores da senha, descaracterizando significadamente o verdadeiro papel de uma instituição de ensino. Dificultaremos a entrada de estranhos, mas ao mesmo tempo impediremos a entrada de tantos outros que utilizam a Universidade para atingir seu verdadeiro fim.

16. Para nós, certos valores, certos princípios, certas noções tão importantes de uma sociedade, de um ideal de sociedade, de um ideal de educação, às vezes devem ser reavaliados quando tão diretamente atingidos.

17.  Desta forma, o Centro Acadêmico de Direito, convoca todos os alunos da Faculdade de Direito a se manifestarem contra a falta de dialogo na nossa Universidade, contra a total ausência de participação dos estudantes e falta de transparência dentro da nossa Universidade e, principalmente, a se manifestarem contra a instalação de catracas no campus.


São Paulo, 23 de maio de 2011


__________________________________________
Rodrigo Rangel
Diretor Geral do Centro Acadêmico João Mendes Júnior
Faculdade de Direito