segunda-feira, 23 de maio de 2011

Coordenadoria de Pedagogia e Pesquisa

Coordenadoria de Pedagogia e Pesquisa

Criada em maio de 2011, a Coordenadoria de Pedagogia e Pesquisa (CPP) tem por objetivo: (i) identificar problemas gerais nas relações pedagógicas entre alunos e Instituição; (ii) contribuir para formação de um jurista consciente de seu tempo e das questões internas relevantes da Universidade; (iii) incentivar a pesquisa e a atuação do aluno na vida acadêmica; (iv) participar das novas propostas e assuntos relacionados à área e, por fim; (v) identificar problemas gerais nas propostas relacionadas a pesquisa e pedagogia da Faculdade de Direito.

CPP surgiu diante da necessidade dos alunos exteriorizarem suas críticas pedagógicas de forma consciente e responsável. ACPP acredita que muitas das reclamações relacionadas ao tratamento dado ao aluno pela Instituição e dos problemas reiterados envolvendo professores e alunos devem ser enxergadas de forma mais ampla, já que refletem diretamente na formação do aluno.

Até a formação da CPP a maioria das críticas limitava-se a comentários nos corredores e ao conseqüente desinteresse na aula ou nas atividades acadêmicas. Desta maneira, a CPP surgiu para exteriorizar as propostas dos alunos de forma fundamentada, objetivando, assim, mostrar ao corpo discente que ele é capaz de interferir positivamente nas diretrizes pedagógicas dentro da Faculdade de Direito.

O aluno é elemento essencial para transformação e consolidação de um curso. Acreditar que as mudanças necessárias para manter nossa Faculdade entre as mais conceituadas do país partirão apenas da Direção é um erro a ser evitado. Daí a grande importância da CPP.

Como se vê, a CPP tem seu campo de atuação voltado para problemas gerais, sendo cargo da Diretoria Acadêmica tratar de assuntos pontuais e relevantes apenas para um grupo limitado de alunos.

CPP age por meio de suas Propostas Pedagógicas (PP): relatórios amplos e pautados em pesquisas específicas sobre o assunto. Visa, desta forma, apresentar a Direção e a todo o corpo docente e discente o contexto acadêmico que julga necessário rediscutir.
                
Proposta Pedagógica n° 01/2011 sobre a obrigatoriedade do SOPED (Serviço de Orientação Psicopedagógica para Estudantes de Direito) consistiu em um relatório de trinta páginas que identificou a desnecessidade da obrigatoriedade do curso, as falhas acadêmicas e profissionais presentes no projeto e, inclusive, distorções de informações sobre sua obrigatoriedade, resultando, assim, na percepção, por parte da Direção, da necessidade de discutir os atuais parâmetros do curso e reanalisar seu cronograma.
                
Atualmente, a Coordenadoria de Pedagogia e Pesquisa é presidida pelo aluno Felipe Righetti Ganança(rg.felipe@hotmail.com) e está aberta para discussões e diálogos com todo corpo discente e docente.